Olá leitores! Andamos um tanto sumidas, digamos que por alguns bons motivos, Leti e Evillyn iniciaram a faculdade e Jany estava se preparando para os vestibulares. Mas voltamos e voltamos para falar desse assunto que aflige tanta gente, não é mesmo? A responsabilidade de decidir o futuro! Se vocês estão no ensino médio e acham que as dúvidas são incrivelmente difíceis de resolver... Muito em breve vai descobrir o que realmente é ter dúvidas. Se você já chegou nesse momento (tão importante) da vida, vai entender o que estamos falando e se você já passou... O alívio de "se encontrar" é realmente aliviador, eu imagino.
Digo isso porque quando chega a hora de escolher o curso ideal na faculdade, isso se tornará o centro de suas atenções! Ah, claro que isso não acontecerá se você for uma pessoa totalmente decidida desde o início (e sim, estou de pé te aplaudindo se você for esse tipo de pessoa). Com a gente, não foi assim. Por isso, quisemos ter uma conversa mais dinâmica para que quando você estiver lendo, entenda que ter dúvidas é normal e que você não está sozinho, começar um curso mesmo que todos falem que não tem nada a ver com você, também é normal, você descobrirá suas limitações ao longo do curso e só você poderá resolvê-las; se arrepender e mudar também. Então pessoal, corram atrás do que sonham, sejam ousados e corajosos e busquem o melhor para vocês. Esqueçam a velha história que é preciso cursar x ou y pela remuneração. Faça o que sonha e se esforce para que você mereça reconhecimento.
Como eu escolhi Direito:
Como eu escolhi Direito:
- Pra mim, sempre foi difícil escolher o que cursar, na verdade, ainda é. Sou bem indecisa, quando acabei o colegial, tive que prestar vestibular e foi aí que veio o medo: medo de errar na escolha, que o curso que eu escolhesse não fosse aquilo que eu queria, de decepcionar as pessoas, enfim. Prestei o meu primeiro vestibular, que foi pra biomedicina e depois, pra psicologia, acabei passando nas duas, mas optei por biomedicina. No começo foi ótimo, depois eu perdi o interesse e acabei trancando a faculdade. Atualmente, estou cursando direito e mesmo assim, não sei se é isso que eu quero, apesar de estar gostando. Você deve estar se perguntando: biomedicina é bem diferente de direito. Sim, mas foi através da biomedicina que eu comecei a me interessar por direito (uma história bem longa por sinal). Mas, essa é a hora de cometer erros, de escolher o curso errado, de mudar de opinião mesmo, depois, pode ser tarde demais. Façam aquilo que o seu coração e sua mente mandar, façam suas próprias escolhas e não se preocupem com as críticas, porque seu futuro é você quem faz. Beijos, Letícia.
- Sempre tive certeza que quando acabasse o colegial, prestaria vestibular para a área de informática, sempre amei e ainda amo essa área. Mas, além de informática, tem várias outras opções que me interessam bastante. Então, como estudava bastante para concursos (voltando em breve para a maratona) me apaixonei por direito, fui estagiária em um órgão público e amei tudo o que envolvia e por conta disso comecei a cursar direito na faculdade que sempre quis. Mas, como nada é perfeito, não estou nem um pouco apaixonada por esse curso ainda. Desejo que façam exatamente o que seu coração mandar e relaxem porque quando tem amor, tudo flui. Beijos, Evillyn.
- Apesar de muita insegurança, fazer jornalismo é um desejo de muitos anos atrás. Lembro que na época eu nem entendia muito sobre a área, mas foi justamente quando a lei que não era obrigatório ter diploma para exercer a profissão foi aprovada, ou seja, foi meu primeiro empecilho. Chegada a hora da escolha, eu não sabia o que fazer. Seguir a área do meu curso técnico ou seguir outro caminho? Eu não tenho afinidade alguma com exatas, então o segundo caminho foi o mais viável. Mas jornalismo, relações públicas ou psicologia? Jornalismo. Mesmo com muitas pessoas ficando surpresas e perguntando: mas você? Tão tímida? Mesmo com muitas não apoiando. Mesmo eu não tendo segurança total ao falar qual curso eu escolhi. Mas ficando muito feliz ao encontrar alguém que apoie essa loucura - que é seguir seus sonhos - para muitos. Sigam os seus, desejo muita sorte e sucesso a todos. Beijos, Janyelle.