Menu

E agora, qual curso escolher na faculdade?

Olá leitores! Andamos um tanto sumidas, digamos que por alguns bons motivos, Leti e Evillyn iniciaram a faculdade e Jany estava se preparando para os vestibulares. Mas voltamos e voltamos para falar desse assunto que aflige tanta gente, não é mesmo? A responsabilidade de decidir o futuro! Se vocês estão no ensino médio e acham que as dúvidas são incrivelmente difíceis de resolver... Muito em breve vai descobrir o que realmente é ter dúvidas. Se você já chegou nesse momento (tão importante) da vida, vai entender o que estamos falando e se você já passou... O alívio de "se encontrar" é realmente aliviador, eu imagino.
Digo isso porque quando chega a hora de escolher o curso ideal na faculdade, isso se tornará o centro de suas atenções! Ah, claro que isso não acontecerá se você for uma pessoa totalmente decidida desde o início (e sim, estou de pé te aplaudindo se você for esse tipo de pessoa). Com a gente, não foi assim. Por isso, quisemos ter uma conversa mais dinâmica para que quando você estiver lendo, entenda que ter dúvidas é normal e que você não está sozinho, começar um curso mesmo que todos falem que não tem nada a ver com você, também é normal, você descobrirá suas limitações ao longo do curso e só você poderá resolvê-las; se arrepender e mudar também. Então pessoal, corram atrás do que sonham, sejam ousados e corajosos e busquem o melhor para vocês. Esqueçam a velha história que é preciso cursar x ou y pela remuneração. Faça o que sonha e se esforce para que você mereça reconhecimento.



Como eu escolhi Direito:
  • Pra mim, sempre foi difícil escolher o que cursar, na verdade, ainda é. Sou bem indecisa, quando acabei o colegial, tive que prestar vestibular e foi aí que veio o medo: medo de errar na escolha, que o curso que eu escolhesse não fosse aquilo que eu queria, de decepcionar as pessoas, enfim. Prestei o meu primeiro vestibular, que foi pra biomedicina e depois, pra psicologia, acabei passando nas duas, mas optei por biomedicina. No começo foi ótimo, depois eu perdi o interesse e acabei trancando a faculdade. Atualmente, estou cursando direito e mesmo assim, não sei se é isso que eu quero, apesar de estar gostando. Você deve estar se perguntando: biomedicina é bem diferente de direito. Sim, mas foi através da biomedicina que eu comecei a me interessar por direito (uma história bem longa por sinal). Mas, essa é a hora de cometer erros, de escolher o curso errado, de mudar de opinião mesmo, depois, pode ser tarde demais. Façam aquilo que o seu coração e sua mente mandar, façam suas próprias escolhas e não se preocupem com as críticas, porque seu futuro é você quem faz. Beijos, Letícia.
Como eu escolhi Direito:
  • Sempre tive certeza que quando acabasse o colegial, prestaria vestibular para a área de informática, sempre amei e ainda amo essa área. Mas, além de informática, tem várias outras opções que me interessam bastante. Então, como estudava bastante para concursos (voltando em breve para a maratona) me apaixonei por direito, fui estagiária em um órgão público e amei tudo o que envolvia e por conta disso comecei a cursar direito na faculdade que sempre quis. Mas, como nada é perfeito, não estou nem um pouco apaixonada por esse curso ainda. Desejo que façam exatamente o que seu coração mandar e relaxem porque quando tem amor, tudo flui. Beijos, Evillyn.
Como eu escolhi Jornalismo:
  • Apesar de muita insegurança, fazer jornalismo é um desejo de muitos anos atrás. Lembro que na época eu nem entendia muito sobre a área, mas foi justamente quando a lei que não era obrigatório ter diploma para exercer a profissão foi aprovada, ou seja, foi meu primeiro empecilho. Chegada a hora da escolha, eu não sabia o que fazer. Seguir a área do meu curso técnico ou seguir outro caminho? Eu não tenho afinidade alguma com exatas, então o segundo caminho foi o mais viável. Mas jornalismo, relações públicas ou psicologia? Jornalismo. Mesmo com muitas pessoas ficando surpresas e perguntando: mas você? Tão tímida? Mesmo com muitas não apoiando. Mesmo eu não tendo segurança total ao falar qual curso eu escolhi. Mas ficando muito feliz ao encontrar alguém que apoie essa loucura - que é seguir seus sonhos - para muitos. Sigam os seus, desejo muita sorte e sucesso a todos. Beijos, Janyelle.

25 comentários:

  1. uhuuuul... adorei o texto :D

    ResponderExcluir
  2. Decidir um curso é difícil mas sempre penso que se errou, pode escolher outro =D
    Ótimo post...

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Me identifico muito com jornalismo e creio que esse seja o meu caminho a seguir haha
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
  4. Sou bem megalomaniaca e desde o ensino médio sempre tive vários desejos de quais cursos fazer, mas no final do segundo ano optei sem dúvidas pela Engenharia Química, que curso atualmente :D Eu fico bem triste quando ouço algum amigo dizendo que não é o curso que ele realmente queria, ou que quer desistir, são coisas que marcam negativamente a pessoa, mas a vida tem dessas, o bom é que sempre podemos recomeçar.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo quando não restam dúvidas e é realmente triste quando não nos identificamos, mas, viva aos recomeços, né? Beijos

      Excluir
  5. Nunca imaginei que a Evi fazia direito, ainda mais pelos os textos dela, achava que era Jornalismo, Publi por aí... A mesma coisa é let, imaginava cursos do de evi.. E Jany pra Adm, Direito.. Acho que o resto combina mais kkkkk.. Enfim, ótimo post. ajudando mt gente.

    ResponderExcluir
  6. Achava que era esses pelas fotos do inst, sei la kk *

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post, não é nada fácil escolher o que vai cursar na faculdade.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  8. Essa decisão é uma coisa tão dificil e importante na vida de muita gente.
    Acho que eu nunca consegui decidir com certeza que curso eu faria, mas sempre gostei muito de jornalismo e publicidade. Mas não pude fazer esses cursos por uma série de motivos.
    Acabei fazendo Letras, gostei porque aprendi muita coisa, mas não pretendo nunca exercer a profissão de professora. :)
    Acho que falei de mais, kkk
    Um beijo linda e muito sucesso.
    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode contar mais Thaís, adoramos saber! Hahah espero que mesmo não querendo exercer a função de professora, você tenha encontrado uma área que se identifique! Beijos lindona e muito sucesso pra ti também!

      Excluir
  9. É uma decisão difícil né? rs
    Eu fiquei entre duas que era design de interiores e Letras, acabei ficando com letras. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier / Quer dica de presente de natal gastando até R$ 35, então vem!

    ResponderExcluir
  10. Eu não pude exercitar minha escolha, mas sempre quis marketing e propaganda... Te desejo boa sorte e quero dizer que amei seu blog! Estou seguindo.

    www.assuntosdemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte também onde você seguir :) Ficamos muito feliz, obrigada! Beijos

      Excluir
  11. adorei o post! é um assunto bem delicado.. somos tão novos e temos de fazer escolhas que "decidem" o nosso futuro.. todas as ajudas, conselhos e sugestões são bem vindos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Realmente, essa é uma escolha bem delicada! Beijos

      Excluir
  12. Eu também escolheria fazer jornalismo, é a minha cara
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, futuras colegas de profissão! Haha :)

      Excluir
    2. Que legal, futuras colegas de profissão! Haha :)

      Excluir
  13. Realmente, escolher uma faculdade não é fácil. Eu, por exemplo me desencantei cedo. Tenho um pouco de arrependimento, mas não tenho mais vontade fazer tão cedo. O ruim de escolher errado é que o tempo não volta atrás, mas temos que pensar que nunca é tarde para voltar atrás, né? Estou sentindo falta dos posts aqui do blog, mas super entendo o que está havendo. Vcs que são várias não estou conseguindo dar conta, imagina eu que sou só uma hahaha. Boa sorte, meninas! Beijos!

    blogdajessica.com.br

    ResponderExcluir